quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Projeto QUEM AMA CUIDA COM ALEGRIA

PROJETO DENGUE
VAMOS ACABAR COM A DENGUE ANTES QUE A DENGUE ACABE COM A GENTE!


SUBPROJETO:
QUEM AMA CUIDA COM ALEGRIA

NÃO DEIXE A DENGUE ESTRAGAR SUA FOLIA

        Tendo em vista a epidemia de dengue que assola o Município do Rio de Janeiro e a necessidade de esclarecimento da população como um todo, torna-se de alta relevância a execução deste projeto uma vez ao mês ou de dois em dois meses para relembrar a relevância da temática.
        Nossa escola já vem abordando o tema recorrentemente em palestras nas reuniões de responsáveis de 2011 e abrindo o ano de 2012 inserimos utilizando a temática do carnaval, trabalhando junto à comunidade escolar, o desenvolvimento de uma consciência coletiva da importância de prevenir a dengue que é uma doença grave que apesar de tantas campanhas ainda vem causando muitas mortes.
        O assunto foi tema da Capacitação dos professores e profissionais da Unidade Escolar através de Centro de Estudos, encontros, consultas e pesquisas, em articulação com a coordenação pedagógica e direção da escola na Semana de Planejamento.
        Foi exibido mostra de vídeo (com material oficial de campanha retirado do site do Ministério da Saúde <http: //www.combatadengue.com.br>) e debate sobre o  tema e formas de controle da doença. Foi também feita apresentação de slides sobre o tema a fim de esclarecer sobre a doença e motivar o trabalho a ser desenvolvido pelos professores com propostas de atividades criativas e utilização das mídias.

Nossa diretora Elaine de abadengue na folia com os pequenos

Tia Ana Paula, tia Fabiana, tia Rosângela e a diretora adjunta Rita Lusié ao lado dos nossos pequenos foliões.

A Coordenadora Pedagógica Elane, com nossa merendeira Maria das Neves, com a profª Rosângela e alunos posando ao lado do mural do nosso projeto.  


Tia Ana Cristina literalmente "abraçando" a campanha contra a dengue,  e nossos queridos colaboradores tio Alexandre e tia Fabiana.

Tia Diogênia sempre oferecendo carinho para nossos pequenos, tia Márcia e tia Rosângela ajudando a alegrar o bailinho da CG.

Tia Rita e tia Rosângela capricharam no estampado e encheram o salão de cor e sorriso!
 O tema foi apresentado aos pais em reuniões e folders explicativos explicando as diversas formas de transmissão da Dengue; os sintomas de alguém contaminado com o vírus da Dengue; as causas de ocorrência desde o contágio, formas de prevenção e tratamento; a importância dos hábitos de higiene como forma de evitar epidemias e a consciência de que a dengue interfere no aproveitamento escolar, pois afasta a criança da escola.Outras noções apresentadas à comunidade:a origem do mosquito Aedes Aegypti; as regiões brasileiras mais afetadas pela dengue, os hábitos e atitudes adequados que colaborem para acabar com o mosquito e consequentemente a doença buscando o envolvimento da Comunidade escolar para conscientização das conseqüências da dengue em suas formas clássica e hemorrágica.
Para as crianças o tema foi apresentado de forma lúdica com um vídeo sobre a dengue, contação de histórias, a caça ao mosquito sob a forma de bolha de sabão e uma paródia para as crianças memorizarem os procedimentos contra a proliferação do mosquito.


A autora da paródia é a Tia Luzineide, AAC do Maternal, turma EI-31.Foi um sucesso o "coral" de professoras e funcionárias da Carlos Gomes interpretando a paródia para o público.

Ai Se Eu Te Pego (paródia sobre a dengue)

Melodia de Michel Teló

Nossa, nossa
te cuida a dengue mata
Ai se eu te pego, ai ai se eu te pego
Se liga, se liga
Pois a dengue mata
Ai se eu te pego, ai ai se eu te pego
Vem chegando o verão
O mosquito começa a atacar
E você tem que ficar esperto
Água parada assim não dá
Nossa, nossa
Assim você me mata
Ai se eu te pego, ai ai se eu te pego
Se liga, se liga
Pois a dengue mata
Ai se eu te pego, ai ai se eu te pego

Um comentário:

  1. Ja Estudei Uma Boa Escola Gostava Muito Da Tia Elaine Saudades Tia :D

    ResponderExcluir