domingo, 16 de outubro de 2011

Plano de combate à dengue para o verão 2012

Em atenção ao Plano de Combate à Dengue para o verão 2012, instituída em 31 de agosto pelo Prefeito Eduardo Paes, dinamizamos a campanha de prevenção contra a dengue aproveitando as reuniões de sábado com os responsáveis para abordar o assunto em situações concretas e que despertassem a motivação da comunidade, além de incluir o assunto nos projetos desenvolvidos. As crianças da creche ouviram sobre os cuidados contra o mosquito em linguagem acessível à faixa etária e confeccionaram um grande aedes egyptis feito com bolinhas amassadas de papel crepom. O 1º ano desenvolveu dramatizações sobre o assunto “Xô mosquito” e a educação infantil fez trabalhos de pintura, recorte e colagem sobre o assunto. Na escola estão afixados cartazes sobre formas de prevenção da dengue e nas reuniões temos entregue folder e folhetos explicativos sobre prevenção e tratamento.Na reunião de agosto com os responsáveis, um dos tópicos foi uma palestra ilustrada pelo material da Prefeitura utilizando o data-show. A palestra foi apresentada pela coordenadora pedagógica Elane Silveira Corrêa.  Nesta 3ª reunião, como a palestra já havia sido apresentada, fizemos uma revisão do assunto e depois inovamos com outro recurso, uma oficina com os pais para ensinar a fazer uma armadilha ecológica contra o mosquito da dengue, utilizando material reciclável e produtos naturais.




Armadilha Ecológica para Mosquitos
Como matar mosquitos ecologicamente


Para ajudar com a luta contínua contra os mosquitos da dengue e a  dengue hemorrágica, uma idéia é trazê-los para uma armadilha que pode matar muitos deles.
O que nós precisamos:
200 ml de água,
50 gramas de açúcar mascavo,
1 grama de levedura (compra na loja de produtos naturais)
e uma garrafa plástica de 2 litros

A seguir os passos a desenvolver:
1. Corte uma garrafa de plástico no meio. Guardar a parte do gargalo.  

2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixar esfriar depois e despejar na metade debaixo da garrafa.

3. Acrescentar a Levedura . Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono.
4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.
5. Enrolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.
Em duas semanas você vai ver a quantidade  de mosquitos que morreu lá dentro da garrafa.
Além da limpeza de suas casas, locais de reprodução do mosquito, podemos utilizar  esse método muito útil em  escolas, creches, hospitais e residências.
DIVULGUE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário